Monday, December 22, 2008

Entrevista- Joao TADEU Cruz.

Entrevista concedida a Davilmar Santos, no dia 28 de Setembro de 2008, durante a visita do Padre Roberto Lettieri ao Apostolado Brasileiro da Diocese de Brooklyn, na Igreja Santa Rita, em Astoria, New York.

Davilmar- Quem e' o Tadeu?
Tadeu- Me chamo Joao Tadeu Cruz. Nasci em Belo Horizonte, Minas Gerais, no bairro Nova Suissa, ha' 46 anos atras.

Davilmar- Ha' quanto tempo voce vive aqui na America?
Tadeu- Eu cheguei aqui ha' 16 anos. Tenho 14 anos de Nova Iorque e 2 anos de Boston.

Davilmar- O que voce fazia no Brasil?
Tadeu- Eu trabalhei 11 anos em uma concessionaria da Mercedes Benz, e depois fui trabalhar em uma concessionaria da Volkswagen. Minha ultima atividade no Brasil, foi de Promotor Artistico. Eu vendia shows sertanejos. Isso ja' foi em Divinopolis, Minas Gerais. Como promotor artististico, eu viajava por toda aquela regiao, e dava uma especial atencao para as cidades que promoviam exposicoes, rodeios, etc.

Davilmar- Por esse tempo, voce ja era envolvido em religiao?
Tadeu- Veja bem, para mim, ser catolico naquela epoca, era, apenas, ir a igreja todos os domingos, e isso eu sempre fiz desde pequeno. Eu so vim descobrir o que era ser um verdadeiro catolico em 1995, ja' em Nova Iorque, embora eu tenha chegado a essa cidade em 1992. Isto aconteceu nos dias 29 e 30 de Janeiro, do ano de 2005, em um retiro realizado em Boston, com o Padre Roberto Lettieri. Foi atraves do padre Roberto Lettieri que eu vim descobrir o que e' ser catolico. Foi a partir dai' que eu passei a me considerar parte da comunidade catolica da Igreja Santa Rita, a qual eu ja' pertencia mas nao era tao ativo ou tao consciente.

Davilmar- Voce poderia, entao, definir melhor essa transformacao no seu modo de entender o que significa ser catolico?
Tadeu- Claro! Ser catolico, para mim, significa ajudar a comunidade, participar de alguma pastoral, ser dizimista, o que eu nao era ate' entao, fazer a Primeira Comunhao, o que eu fiz com o Padre Jose' Carlos, ser crismado, o que foi feito aqui na Santa Rita tambem.

Davilmar- Seus pais eram religiosos?
Tadeu- Creio que sim, porque eles foram batizados na Igreja Catolica. Eles tinham muita fe' em Deus mas, eles iam a missa, talvez, uma ou duas vezes por ano. Na minha casa, eu era a unica pessoa que ia a Igreja. Desde pequeno eu ia a Igreja.

Davilmar- Se os seus pais nao iam a Igreja regularmente, quem o levava a Igreja para assistir as missas?
Tadeu- Os meus amigos de futebol e da escola. Agora, minha avo' era uma pessoa muito devota a Nossa Senhora do Rosario, e era uma rezadeira. Ela rezava as pessoas na casa dela ou ia nas casas dos outros. Eu posso dizer que a minha fe' veio atraves da minha avo', Isaura Pasqualina dos Santos.

Davilmar- E o nome dos seus pais?
Tadeu- Joao Pergentino Vasconcelos e Maria Leonor da Cruz. Ele faleceu em Julho de 2002. Minha mae vive em Divinopolis.

Davilmar- Voce vai ao Brazil todos os anos?
Tadeu- Depois que cheguei aqui, fui ao Brasil sete vezes. A ultima vez foi em 2001. Depois do Setembro Elevem eu nao retornei mais.

Davilmar- Pelo que entendi, voce estava bem no Brasil. Qual foi o motivo de sua vinda para a America?
Tadeu- O que me fez sair do Brasil foi o Presidente Collor, com aquele ato de bloquear o dinheiro de todos os brasileiros, no seu primeiro dia de governo, inclusive o meu. Me senti traido, e tomei a decisao de nao viver mais no Brasil. Assim que tomei essa decisao, minha meta passou a ser vir para Miami, porque eu sempre gostei de praia, e Miami c' como se fosse o Rio de Janeiro. La' chegando descobrir que tinha de trabalhar muito e ganhar pouco. Foi ai' que um amigo sugeriu que viesse para Nova Iorque. Cheguei aqui no dia 7 de Agosto de 1992. Fiquei apenas dois meses em Miami.

Davilmar- Mas o governo do Presidente Collor iniciou em 1990...
Tadeu- Claro! Foi em fins de 1990. Mas antes de vir para a America, eu fui conhecer a Italia, a Alemanha, Austria, Suissa e Buenos Aires.

Davilmar- Porque voce nao continuou vivendo na Europa?
Tadeu- Foi o seguinte. Na epoca a Europa estava se unificando, e diziam que todos os imigrantes deveriam sair de la' quando essa etapa fosse concluida. Ai' voltei para o Brasil, fiquei la' um mes de vim para a America.

Davilmar- Chegando aqui, qual foi sua primeira atitude?
Tadeu- Antes de chegar aqui em Nova Iorque eu ja' tinha um lugar para trabalhar. Minha primeira providencia foi procurar uma igreja onde eu pudesse me encontrar com Deus. Como eu nao sabia de nenhuma igreja catolica aqui em Nova Iorque, comecei a frequentar uma igreja crente. Logo em seguida, fiquei sabendo de uma igreja catolica na rua 90, entre a Segunda e Terceira Avenidas, Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho, a qual passei a frequentar regularmente, participando da Liturgia, do Conselho de Pastoral. A missa era celebrada em espanhol, pelo padre Richard, e a primeira leitura era feita, por mim, em Portugues. Ate' hoje, a primeira leitura continua sendo feita em Portugues.

Davilmar- Me conta como foi que voce descobriu a comunidade catolica de Astoria?
Tadeu- Quando me mudei para Astoria fiquei sabendo da existencia de uma comunidade catolica aqui, na Igreja Most Precious Blood, onde a missa em Portugues era celebrada pelo Padre Luis. Mas, como eu ja' frequentava a igreja de Manhattan, onde eu fazia a Primeira Leitura, em Portugues, levou algum tempo para mim passar a frequentar a comunidade daqui de Astoria.

Davilmar- Quando e como voce passou a fazer parte da comunidade catolica de Astoria?
Tadeu- Eu conhecia o Silas e o Patricio, e eles vivam me chamando para passar a frequentar a Igreja catolica daqui de Astoria. Entao, a partir de 2003, eu passei a frequentar esta comunidade, e a missa em Portugues, nesta epoca, era celebrada pelo Padre Jose' Carlos da Silva. Logo comecei a fazer parte do Ministerio da Liturgia, fazendo leituras, e do Ministerio do Dizimo. Alem disso, auxiliava o Silas na preparacao para a Crisma. Ate' que em 2005, eu fui naquele retiro com o Padre Roberto Lettieri, e a minha vida mudou totalmente.

Davilmar- E como isso aconteceu?
Tadeu- Foi o seguinte. Na hora em que o Padre Roberto passou perto de mim, com o Santissimo, e colocou a mao dele sobre mim, me repousei no Espirito Santo. Naquele instante, eu me senti batizado no Espirito Santo e me transformei em outra pessoa. Eu me senti renovado, com sede de Deus, com uma vontade muito grande de buscar e de servir a Deus de uma forma mais intensa. Isso foi em 2005. Em 2006, a Missao Duplo Louvor, hoje Comunidade Amigos da Cruz, da qual eu faco parte hoje, veio para um Seminario de Vida no Espirito Santo. Fiquei intrigado com o nome do seminario e resolvi participar. Seria um retiro de final de semana, aqui na Igreja. Foi neste seminario que eu comecei a orar em linguas, e eu nem sabia o que era isso. Me lembro que, no momento em a Michelle fez uma oracao, eu me repousei no Espirito Santo, da mesma forma que eu repousei no Espirito Santo, no retiro com o Padre Roberto Lettieri. E a Michelle falou para mim, que Deus me amava muito, que era uma pessoa muito especial para Ele, e que eu estava sendo agraciado com dons de cura atraves da oracao. E eu comecei, depois disso, a rezar para algumas pessoas e estas me diziam que se sentiam curadas apos minhas oracoes.

Davilmar- O que levou voce a se transferir para Boston?
Tadeu- Nessa epoca eu estava auxiliando o Silas na preparacao para a Crisma, participando do Cenaculo da Rosa Mistica e participando das missas de curas que eram feitas na Igreja de Sao Francisco Xavier, em Manhattan. Um dia eu havia ido la' para rezar para uma pessoa que vivia em Buenos Aires, que sofria de uma doenca, praticamente incuravel. Esta pessoa estava com uma visita marcada com um medico que iria dizer se seria necessario fazer uma cirurgia muito delicada ou nao. Essa mulher, que vivia em Buenos Aires, ligou para mim e pediu que eu rezasse por ela para que tudo corresse da melhor forma possivel. Entao uma pessoa, a qual eu nao conhecia, se aproximou de mim, e disse em ingles, que tinha tres mensagens para mim: que eu era uma pessoa muito especial para Deus, que eu era cheio do Espirito Santo. Ai' eu dei uma risada e disse para ela que eu ja' sabia disso, que isso ja havia sido revelado para mim. Ela me segurou pelo braco e disse o seguinte: "Fala para a sua amiga de Buenos Aires, que ela ja' foi curada". Fiquei intrigado com aquilo e, na proxima sexta-feira eu liguei para Buenos Aires e a minha amiga confirmou que o medico havia dito para ela que nao seria necessario fazer a cirurgia e que tudo estava bem. Entao eu procurei o Padre Jose Carlos e disse para ele que estavam acontecendo muitas coisas em minha vida e que eu estava me sentindo amedrontado. Falei dos dons de cura atraves de oracoes que eu havia recebido de Deus, inclusive comentei com ele sobre a filha de um amigo nosso que estava passando por uma fase dificil na vida dela, com problemas de saude, e que os medicos nao estavam conseguindo dar uma solucao, que eu havia rezado para ela e que, no momento eu que isso aconteceu, eu havia sentido uma mao muito quente pousando sobre o meu pescoco. Isso foi durante a missa de cura da Igreja de Sao Francisco Xavier, que era realizada todas as sexta-feiras. No dia seguinte, comentando com o pai dela, ele me disse que a filha dele havia sido internada e que e que os medicos haviam dito que seria necessario uma cirurgia muito delicada. Imediatamente, comecamos a rezar e a pedir a Deus por ela, que Ele guiasse as maos dos medicos para que tudo corresse bem. Na quinta-feira, esse amigo me disse que os medicos estavam sem saber o que dizer sobre o caso da filha dele, que nao seria necessario fazer a cirurgia, pois ela estava bem.

Davilmar- E o que o Padre Jose' Carlos disse, depois de ouvir tudo isso?
Tadeu- Ele me disse: "Tadeu, eu nao posso lhe falar nada sobre isso que esta' acontecendo com voce. Busque alguem desta area, que possa dar a voce uma melhor avaliacao disso tudo. So' posso lhe dizer que Deus esta' fazendo uso de voce. Nao deixe essa graca passar." Entao eu procurei esse pessoal de Boston, conversei com eles, e eles me aconselharam a participar de um curso que estava para iniciar, uma vez por semana, todas as quartas-feiras. Durante o periodo desse curso, eu saia daqui as duas da tarde e chegava la' as sete da noite. O curso comecava as oito horas e terminava, as 10 da noite. Eu tomava o onibus as 11 da noite e retornava para Nova Iorque. Chegava aqui as quatro da manha e as oito eu ja' estava no trabalho. Foi assim durante oito meses. Findo esse periodo eu me transferi para la'.

Davilmar- Me fale um sobre sua participacao no Cenaculo da Rosa Mistica. Sabemos que, durante muito tempo, voce liderou os encontros, que eram e ainda continuam sendo feitos, todas as segunda-feiras. Como foi isso?
Tadeu- A Rosa Mistica foi um fato inusitado na minha vida. Meu pai faleceu no dia 25 de julho de 2002, no Brasil. Isso era uma quinta-feira. Quando cheguei em casa, aqui em Nova Iorque, tinha uma mensagem na sacretaria eletronica dando conta do acontecido. Imediatamente, eu desliguei tudo o que eu tinha de eletrico e eletronico e fiquei meditando sobre o que poderia estar acontecendo em casa, no Brasil e aqui. Passaram-se a quinta-feira, sexta-feira, sabado e domingo, sem beber, sem comer e sem tomar banho. As onze horas da manha de domingo, tocaram a campanhia do apartamento e acordei. Eram duas pessoas da seita Testemunhas de Jeova'. Eles me cumprimetaram e um deles disse: " Viemos trazer isto aqui pra voce." Entregaram-me uma revista que trazia na capa a seguinte frase: "Conforto para que perde um ente querido." Ai' eu disse pra' eles: "Deus mandou voces virem aqui." Convidei-os para entrar e se sentarem a mesa comigo. Eles abriram a Biblia Sagrada e meditaram sobre a palavra, e foram embora. Na Segunda-feira, Geralda, uma amiga que hoje mora no Brasil, comentou comigo que a Nossa Senhora da Rosa Mistica iria na casa dela naquele mesmo dia. Dizendo isso, ela me convidou para ir e participar do Cenaculo. Eu fui e fiquei de Julho, de 2002, ate' 2005.

Davilmar- Voce comecou participando, assim como eu e outras pessoas tambem participam, mas voce chegou a coordenar os trabalhos deste grupo. Conte para nos como isto aconteceu?
Tadeu- Nesta epoca, a coordenadora do Cenaculo era a nossa amiga Silvana. Como ela teve que retomar seus estudos a noite, ela passou a nao ser muito frequente nos encontros do grupo. Foi ai' que a Renata Martins me fez o convite para assumir a coordenacao dos trabalhos. Estive na coordenacao do Cenaculo por treze meses. Logo em seguida, eu comecei os meus contatos com o pessoal de Boston.

Davilmar- Como foi isso?
Tadeu- Eles vieram a New York para fazerem o Seminario de Vida no Espirito Santo, do qual eu participei, e minha vida mudou completamente.

Davilmar- O que voce faz hoje em Boston? Em que voce trabalha e qual e' a sua participacao na Comunidade Amigos da Cruz?
Tadeu- Eu posso dizer que foi Deus quem me levou para Boston. Profissionalmente, eu estou bem, gracas a Ele. Tenho uma companhia de ShoeShine e trabalho, tambem, na Conquest, vendendo mesas, telefones, internet, etc. Minha vida religiosa e' intensa. So' nao vou a Igreja nas Segunda-feiras. Nas Tercas-feiras temos reuniao de formacao, na Quarta-feira fazemos uma reuniao de Intercessao, da qual eu sou o coordenador. Na Quinta-feira, temos reuniao do Grupo de Oracao e, tambem, participo de um Curso de Teologia, nas Sextas-feiras temos reuniao do Conselho de Pastoral, do qual eu faco parte. Nos Sabados e Domingos temos missas na Igreja Madona Queen - East Boston, com o Padre Claudio Peters, um brasileiro de Santa Catarina, que ja' esta' na comuidade ha tres anos.

Davilmar- Tadeu, muito obrigado por nos conceder essa entrevista. Na verdade, isso ja' estava nos nossos planos ha muito tempo, mas a oportunidade de faze-la so' aconteceu hoje. O seu depoimento e' importante para o nosso trabalho de registrar a historia da nossa comunidade em Nova Iorque. Estamos certos de que todos irao ler esta entrevista com muito interesse. Muito obrigado.

No comments: