Sunday, December 21, 2008

Timbo' fala sobre o Projeto de Evangelizacao sobre Rodas.

Entrevista feita com o missionario Sidney Timbo', em 16 de novembro de 2008, na Igreja Santa Rita, Astoria, NY.

Davilmar- Como surgiu o Projeto de Evangelizacao sobre Rodas?
Timbo'- Vivemos em um tempo no qual existe uma fartura dos meios de comunicacoes, e mesmo assim, as pessoas sofrem a carencia da presenca de Deus em suas vidas, por diversos motivos, inclusive por morarem distante de uma igreja. Portanto, se as pessoas nao vao ate' a igreja, nos queremos ir ao encontro delas. Queremos levar a palavra de Deus ao coracao dessas pessoas. Foi assim que surgiu o Projeto de Evangelizacao sobre Rodas.

Davilmar- Na pratica, em que consiste este projeto?
Timbo'- Resumindo, trata-se de um caminhao, cuja carroceria foi transformada em um palco profissional, com 12,5 m de extensao, e 7,0 m de fundo, o qual nos possibilitara' viajar por esse imenso Brasil, e apresentando a palavra de Deus em lugares onde, muitas vezes, a igreja ainda nao se fez presente.

Davilmar- De que maneira este projeto sera' apresentado para essas pessoas?
Timbo'- Nossa intencao e' reunir essas pessoas em torno deste palco ambulante, para que elas possam, atraves de um trabalho profissional, ouvirem a mensagem que Deus tem para elas, na forma de musica, teatro e danca. Este trabalho sera' levado a cabo com os dois grupos que temos em nossa equipe: o Ministerio de Musica Discipulus e a Banda Lord. Na verdade, sao duas bandas, uma que apresenta um trablho mais abrangente, e outra que e' direcionada para o publico jovem.

Davilmar- Quando sera' a estreia do Projeto de Evangelizacao sobre Rodas?
Timbo'- Ainda nao temos uma data marcada para o inicio deste trabalho, mas queremos que a estreia deste projeto seja agora, no inicio de 2009.

Davilmar- Fale um pouco sobre as pessoas que estao envolvidas neste projeto. Sao amadores, profissionais?
Timbo'- Claro. Sao pessoas que se dedicam ao trabalho de evangelizacao, diariamente, nas mais diversas formas, usando todos os meios e recursos disponiveis, como o teatro, a danca e a musica. Neste sentido, podemos afirmar que sao profissionais. Ao mesmo tempo, essas pessoas sao parte de um mundo real, onde todos tem o seu trabalho. Alguns sao profissionais liberais, outros sao estudantes, operarios, funcionarios publicos, donas de casas, enfim, gente como a gente que um dia ouviram o chamado de Deus e decidiram arregacarem as mangas e dedicarem o seu tempo livre para levar o Evangelho a todas as pessoas, nao importando onde elas estejam.

Davilmar- Em que voce se inspirou para a realizacao deste projeto?
Timbo'- O Papa Joao Paulo II costumava, em suas homilias, exortar as pessoas a evangelizar utilizando os novos metodos de comunicacao. O nosso Papa Bento XVI, tambem afirma que a igreja nasceu para evangelizar. Dai', veio a inspiracao para o Projeto de Evangelizacao sobre Rodas. Sabemos que um caminhao serve para transportar coisas materiais, como mercadorias, moveis, materiais de construcao, alimentos, aos mais diversos pontos do pais. Dai', pensamos em utilizar este meio de transporte para levar uma nova forma de alimento, o alimento espiritual, para todos os recantos do Brasil. Um alimento que nao se deterioriza, que nao necessita de geladeiras para ser conservado, um alimento que alimenta o espirito e traz vida e esperanca para o corpo, mas, acima de tudo, traz esperanca de uma vida melhor e de salvacao. Este alimento e' a palavra de Deus.

Davilmar- Ja' que o projeto esta' pronto, o que esta' faltando para determinar uma data para a sua estreia?
Timbo'- Bem, fizemos o projeto, compramos o caminhao, e agora estamos na fase de adaptar a carroceria para que o projeto possa ser levado a cabo. Estamos fazendo toda a reforma necessaria para transforma-lo em um verdadeiro palco ambulante. Isto envolve, inclusive, a aquisicao de todo o equipamento eletronico, tais como os amplificadores, lampada, caixas de som, etc. Embora, nao tenhamos uma data, gostariamos que este trabalho fosse iniciado em Janeiro de 2009. Numa primeira fase, estaremos apresentando este projeto para as cidades do Estado de Sao Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e no futuro, estaremos levando a palavra de Deus para os demais estados de nosso Brasil.

Davilmar- E como sera' possivel realizar todo este trabalho com, apenas, um caminhao?
Timbo'- Claro que o nosso projeto envolve a aquisicao de outros caminhoes. Isso sera' conseguido atraves das doacoes que estaremos recebendo de pessoas generosas. Estamos confiantes que Deus nos provera' com os recursos necessarios para que possamos levar Sua palavra aos mais distantes recantos do Brasil. As pessoas que quiserem conhecer mais detalhes deste projeto, podem visitar o nosso site http://www.comunidadediscipulus.com/ onde estaremos divulgando, tambem, o calendario de atividades para o ano de 2009.

Davilmar- De que maneira nossos leitores podem ajudar o Projeto de Evangelizacao sobre Rodas?
Timbo'- Qualquer pessoa podera' nos ajudar de todas as maneiras possiveis, inclusive efetuando depositos em nossa conta bancaria. Para detalhes, por favor, cliquem neste link http://www.comunidadediscipulus.com/ajude.html

Davilmar- Voce poderia falar um pouco sobre o motivo principal desta sua visita a New York?
Timbo'- Claro. Recentemente, o Papa Bento XVI disse, em reuniao com diversos movimentos e grupos comunitarios, que tais movimentos e grupos constituem uma expressao nova de colaboracao para a igreja, em seu trabalho pastoral e de evangelizacao, no mundo de hoje. A Comunidade Discipulus Pacis, nasceu na Arquidiocese de Campinas, onde temos a nossa sede. Alem disso, temos uma representacao na Arquidiocese de Limeira, na cidade de Araras, e outro em Jundiai', ambos no Estado de Sao Paulo, e agora na Diocese de Petropolis, no Estado do Rio de Janeiro. Aqui em Nova Iorque, temos o nosso nucleo, o qual ja' existe ha' tres anos.

Respondendo sua pergunta, minha visita teve a finalidade de, em uma missa presidida pelo Padre Jose' Carlos da Silva, ouvir a manifestacao das vontades dos membros da Comunidade Discipulus Pacis de Nova Iorque, de continuarem realizando seus trabalhos de evangelizacao dos povos, e de apoio para a igreja local nas mais diversas tarefas para as quais forem chamados. Esta renovacao de compromissos ocorre anualmente e e' uma oportunidade que os membros locais tem para a reafirmarem seus compromissos com a nossa comunidade.

Nesta visita, tive tambem a oportunidade de proferir uma palestra para os grupos de casais da regiao, a qual foi motivo de muita alegria, por constatar a existencia de grupos de casais que fazem uso do pouco tempo livre que possuem para se dedicarem ao trabalho de construirem uma sociedade mais justa aos olhos de Deus e, ao mesmo tempo, fortalecerem suas relacoes familiares.

Clique aqui para voltar a pagina de inicio http://brasileiroscatolicos.blogspot.com/

No comments: